Imagem capa - Mente Saudável, Mente Brilhante: como absorver mais informações, ter um melhor nível de concentração e manter o bom humor. por Patrícia Oguma
DIVÃ

Mente Saudável, Mente Brilhante: como absorver mais informações, ter um melhor nível de concentração e manter o bom humor.

Nos tempos atuais o estresse se tornou parte do dia-a-dia, pois ninguém escapa das pressões de ter que lidar com prazos, conflitos, trânsito, responsabilidades, excessos no trabalho e outras tantas questões que nos tiram do sério. O estresse em excesso faz com que o organismo fique destituído de nutrientes, reduzindo assim a energia mental. A qualidade de vida sofre danos, afetando a produtividade e capacidade no trabalho, além da pessoa vir a adoecer. A depressão e a ansiedade traduzem a perda de células cerebrais, o que resulta em distúrbios no pensamento, concentração, memória, sono e bem-estar em geral.

Para Richard Restak, autor do livro Mente Saudável, Mente Brilhante, o estresse que os dias de hoje nos causa é o que mais desgasta nosso cérebro.

Por isso, ele sugere:

  • Aprenda a parar de desperdiçar energia mental com coisas que estão além do seu controle. Isso não significa pensar e agir como se você não tivesse controle algum sobre a sua vida. O estresse mais debilitante decorre das situações do tipo “gaiola de ouro” – você odeia o seu emprego, mas tornou-se dependente do salário que o acompanha; seu casamento é infeliz, mas você o mantém mesmo assim, por muitas razões que só são razões para você mesmo.
  • Reaja rapidamente quando você pode fazer algo para resolver uma situação estressante. Se você tem se sentido sempre sufocado por uma situação em sua vida, o melhor a fazer é encará-la, porque senão ela vai se transformar em um problema ainda maior. Ficar passivo, apenas esperando que a situação mude, não vai trazer benefício algum e, certamente, vai deixar você desatento, deprimido e sem estímulo para fazer outra coisa. Ou seja, você entra em um círculo vicioso difícil de sair.
  • Reduza o estresse com o aumento de atividade física. Corrida, caminhada, ciclismo… tudo vai bem. O que vale é você exercitar seu corpo, espairecer a mente e sentir-se mais fortalecido.
  • Evite períodos de trabalho longos, ininterruptos. Faça intervalos regulares que ocupem seu cérebro em uma atividade totalmente diferente. Desenhe, jogue, veja vídeos. Ouse sair da rotina. Você vai notar a diferença quando retomar o trabalho.
  • Monitore seu estado de humor, fantasias e conversas internas consigo mesmo. Se você anda remoendo cenários perturbadores ou estressantes, mude a sua atividade cerebral parando o que quer que esteja fazendo e voltando-se para algo que não envolva introspecção em preocupações pessoais (exercícios ou desafios lógicos fazem muito bem, nesta situação).
  • Aproxime-se de outras pessoas. Se você tende a ser introvertido e a se sentir constrangido em grandes agrupamentos sociais, está tudo bem em se limitar a poucos amigos, mas certifique-se de dar os passos necessários para manter essas amizades em perfeito estado. A melhor maneira de fazer isso é tomando a iniciativa e fazendo o primeiro contato. Lembre a si mesmo daquelas ocasiões no passado em que sentiu melhor depois de se reunir com alguém, mesmo que antes do encontro você não estivesse a fim de ir. A melhora do seu humor resultou do fato de você “sair de si mesmo” e entra em um mundo menos egocêntrico.
  • Tente diminuir a importância do acontecimento ou da situação. “Olhar de longe” significa parar e refletir sobre o que está deixando você estressado. O fato de parar, respirar fundo e olhar com distanciamento para a situação que você está vivendo restabelece seu equilíbrio mental e, fatalmente, vai provocar menos descarga de adrenalina em seu corpo, evitando o desperdício de energia.

De acordo com Richard Restak, à medida que combatemos o estresse, somos capazes de absorver mais informações, de ter um nível de concentração melhor, além de manter o bom humor, uma das grandes razões para se viver melhor, mais longamente e com muita qualidade. Já que nem sempre podemos eliminar os fatores estressores da nossa vida, vamos tentar fazer com que, pelo menos, eles não nos causem tanto mal. Afinal, não se pode ser feliz e se manter bem humorado com os nervos à flor da pele o tempo todo.

Bibliografia:

RESTAK. R. Mente Saudável, Mente Brilhante. Editora Larousse do Brasil, 2010.

Mente Saudável, Mente Brilhante. Revista Ciência e Vida Psique, número 58, Ano V, Editora Escala.

LIPP. M.E.N. Inventário de Sintomas de Stress para Adultos Lipp (ISSL). – São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.